-
Arquitetos: Modersohn & Freiesleben Architekten Parnerschaft
- Área: 399 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Sebastian Schels
-
Fabricantes: Ceramica Vogue, Chemotechnik, MEYER-HOLSEN, Schreinerei Hartung, TopCer, Ziegelwerk Huber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto era uma grande encomenda: uma jovem família retorna à vila de seus avós, onde sua nova casa será construída. Ele assume o consultório médico no interior, ela monta uma prática de supervisão e treinamento, e as duas crianças pequenas vão para a escola no vilarejo vizinho. Netra fica idílica, quase solitária, no campo. Morros com castelos e trilhas ao longo da antiga fronteira interna alemã tornam o entorno atraente. A vila em si possui um antigo castelo cercado por um fosso, uma igreja de pedra impressionante e casas no estilo Gablefront. Se você se aproximar da vila pelo lado de fora, uma silhueta de telhados vermelhos caracteriza sua imagem. As pessoas ali se conhecem e se ajudam, e a ajuda é frequentemente necessária.
Por muito tempo, não houve novas construções erguidas aqui, e se havia, eram em amarelo claro com janelas de plástico e aço inoxidável, talvez algum revestimento de pedra natural brilhante - esse é o estado da arte hoje. Uma publicação leva o casal W., que questiona esse método de construção, a nós, arquitetos em Berlim. Poderíamos assumir o projeto a partir daqui? A Covid não tornava as circunstâncias mais fáceis - e a falta de mão de obra especializada, em geral, costuma nos relembrar de sua carência durante o processo. Um grande prado localizado no centro na vila, ligeiramente elevado acima de Graburgweg, é acessado a partir do leste.
O novo edifício abrigará muitas funções: 3 dormitórios, 3 banheiros, a prática de supervisão e uma área de estar com espaço para trabalhar, tudo sob seu telhado de telhas vermelhas. Estritamente falando, existem três telhados. Eles se fundem em uma casa, um conjunto de casas, para que a vila continue a ser construída. Juntos, os fragmentos da casa formam um pátio, e onde um deles recua, há um terraço, para estar, se retirar ou apenas a entrada, emoldurada por um arco que dá boas-vindas.
O empreiteiro local pode construir a estrutura sólida, um carpinteiro também está no local. O responsável pelo telhado está trazendo seu pai, e mestre, porque eles não fizeram algo desse tipo há muito tempo. Nossa abordagem propõe uma casa simples, de tijolos e carpintaria, tijolos isolantes com uma camada de tijolo vermelho duradouro e de baixa manutenção da região de Meissen, estrutura do telhado aparente. Um contrapiso selado conecta os ambientes fluidos. Tecnologia simples e material bruto.
Três casas para morar e trabalhar, cada uma com seu próprio caráter, a casa de trabalho com janelas pequenas para o vizinho próximo e uma porta para o pátio interno; a ala dos quartos com galerias para os quartos das crianças, onde o telhado se curva para cima até um ponto, as beiradas se tornam uma cumeeira. E a casa central tem uma galeria para brincar ou trabalhar, dependendo da hora do dia. Esta última oferece muito espaço, duas tesouras emolduram a chaminé, e a lareira é o centro entre a cozinha, sala de estar e jantar.
Embora o período de construção tenha sido ofuscado por todo tipo de circunstâncias, como os jovens pedreiros ucranianos, com os quais tínhamos nos comunicado maravilhosamente, sendo chamados de volta às pressas para sua terra natal no meio disso, e as consequências da guerra dificultando tudo o mais, agora há uma casa que, para os ocupantes, pode contar muitas histórias - e se tornar um lar.